Você conhece o Prospere Missões?


Eu me chamo Adriana Dias, atualmente sou a Gerente Executiva de Assistência Social da JMN e estou em missões desde 2010. Entrei como voluntária na sede, passei a estagiária na Cristolândia, funcionária da sede e missionária efetiva na Cristolândia RJ, Sonho de Mãe em Italva e Colégio Batista de Carolina, no Maranhão. Assim como todos os missionários sempre lidei com recursos escassos, grandes sonhos e desafios.


Em 2015, comecei a estudar melhor sobre Finanças Pessoais e descobri que ter a minha reserva na Poupança e em Título de Capitalização eram duas grandes furadas. Por conta da correria do campo missionário, dei uma parada nesses estudos, voltando em 2019.


Em 2020, começou a pandemia e diante de tantos desafios que eu via, pais do colégio tendo renda reduzida parcialmente ou totalmente, eu decidi ajudar através do ensino da Educação Financeira. Lancei o primeiro workshop e algo que seria uma ação única, até hoje vem crescendo e trazendo novos testemunhos.


Através do Prospere_missoes, muitos pastores, líderes e missionários têm voltado os seus olhos para a Administração Financeira e tem entendido que uma vida de endividamento não é o que Deus sonhou para nós, e desejo que você também entenda isso.


Quero deixar para você um pequeno Desafio, mas que pode mudar o seu olhar. Estão prontos?


1º Dia

Precisamos começar esse desafio colocando cada coisa em seu devido lugar. O Prospere nasceu para te conduzir à uma vida próspera conectada ao Senhor. Muitas pessoas querem a prosperidade, porém, poucas querem colocar Deus em seu devido lugar, sem entender que a prosperidade vem Dele. Hoje, começando esse desafio, precisamos alinhar aquilo que é mais importante: a nossa adoração a Deus. Para começar essa semana de transformação, vamos começar dando alguns passos:

  1. Tire o melhor tempo do seu dia com Deus. Em um ambiente separado para estar com Ele. Comece colocando louvores. Leve um caderno e anote tudo o que Deus falar. Separe os próximos 3 dias com Deus e observe as seguintes orientações: Peça Busque Bata;

  2. Leia Provérbios nestes dias e peça para Deus te dar sabedoria para lidar com a sua situação financeira;

  3. Durante esse momento, crie uma lista de 7 coisas que fará naquele dia e foque nisso. Reflita como está a sua fidelidade a Deus no que diz respeito ao seu dízimo e às suas ofertas voluntárias. Não podemos pensar em prosperidade sem vivenciar uma vida de fidelidade a Deus.

2º Dia

A maioria das pessoas não tem noção real de sua situação financeira porque não fomos ensinados para realizar um controle mensal. Para a realização de um planejamento financeiro básico é necessário conhecer todas as suas receitas, despesas e investimentos. Para isto você precisa implementar todas as informações do seu controle financeiro em sua planilha anexada de controle financeiro pessoal. Caso você não se adapte com planilha de Excel, faça a anotação em uma agenda ou caderno, considerando todas as informações.


Despesas fixas são as que acontecem mensalmente e que nunca mudam o valor de acordo com o consumo. Ex.: aluguel, parcela de financiamento, condomínio, escola, faculdade, serviços, pacote de celular, academia.


Despesas variáveis são as que aumentam ou diminuem de acordo com o uso. São as despesas que você consegue reduzir fazendo melhores escolhas. Ex.: conta de luz, alimentação, transporte, combustível, lazer.


Despesa eventual é um gasto que você prevê e acontece poucas vezes. Ex.: presente de natal, IPTU, seguro de carro.


Seguem abaixo 3 passos para você preencher sua planilha:

  1. Liste todas as suas receitas;

  2. Liste todos seus investimentos;

  3. Liste todas as suas despesas;

Após isso você poderá pegar uma caneta ou mudar a cor no computador mesmo e colocar de vermelho seus gastos supérfluos, preto seus gastos que poderia ter gasto menos e azul os gastos realmente necessários. Com isso conseguirá saber exatamente quais são os gastos necessários, qual pode gastar menos e qual pode excluir das suas despesas pois são supérfluos. A partir disso é importante tomar 3 decisões:

  • Gastar menos de maneira mais inteligente, sem cortar o que é importante;

  • Ganhar mais dinheiro, seja por renda extra ou aumentando seu salário;

  • Investir melhor;

3º Dia

Se existe algo que tenho visto como indispensável para o meu crescimento em todas as áreas, sem dúvidas diz respeito a possuir mentores para a caminhada. O mentor ou mentores nos auxiliam a desenvolver em áreas que temos fraqueza sejam elas, financeiras, emocionais, profissionais. O mentor é aquele que chegou onde desejamos chegar. O livro de Provérbios vai falar em muitos momentos sobre a necessidade de mentoria. Nossos primeiros mentores são os nossos pais que nos darão de uma maneira geral, a melhor direção para a nossa vida. Depois, teremos professores, amigos, líderes. Nosso maior erro é quando achamos que não precisamos mais deles.


As tarefas de hoje serão:

  • Montar um grupo de mente mestra no whatsapp com pessoas que tem o mesmo objetivo que você. No máximo, 5 pessoas e não podem ser pessoas estranhas;

  • Detalhe a elas o motivo de estar participando desse desafio, e quais ações insensatas você quer fazer a sua reparação;

  • Compartilhe no seu grupo quais são as áreas que você precisa de conselheiro;

  • Busque pensar em nomes de pessoas que possam lhe ajudar nas áreas citadas.



Veja abaixo o testemunho do Miss e Pr. Marcos Chaves


Olá Gostaria de compartilhar um pouco da minha trajetória ao longo deste período com o prospere.


Tem sido muito bom desenvolver uma mudança de mentalidade e ter a capacidade de entender melhor o que Deus tem proposto. Por muitas vezes achamos que apesar das dificuldades limitações e sofrimentos, não podemos ter uma vida de qualidade e abundante (Jo. 10.10) e muito se dá por conta de preceitos que carregamos nossa trajetória familiar. E essa jornada com o prospere tem sido uma grande descoberta e mudança de mente quanto a situação financeira.

Não muito tenho conhecimentos nessa área mas bastante força de vontade. No período da pandemia, foi onde tive o primeiro contato com o projeto no desafio PROSPERE essa foi a chance dada por Deus para mudar a minha forma de pensar sobre mordomia e finanças. Começamos a perceber resultados á medida que me empenhava em resolver dividas e conflitos encrustados.


Com alguns resultados, ficamos motivados em compartilhar também com outras pessoas interessadas em realizar este desafio. Hoje acompanho uma família que ganhamos para Cristo (05 pessoas) e temos uma rede de relacionamentos ajudando a melhorar seu relacionamento com as finanças dentro do princípio da mordomia cristã utilizando a ferramenta que o prospere dispõe para nós.


Muito obrigado a missionária Adriana Dias! Que Deus abençoe a todos nós e nos faça prosperar em toda a nossa jornada de vida.


(Marcos Chaves/missionário da JMN atuando no Estado do Pará)




E você? O que tem feito para aprimorar a sua vida financeira? Quem são os seus mentores? Compartilhe conosco o seu testemunho!

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon