top of page

Férias em família: qual a importância de investir nesse momento?




Você sabe como construir uma relação saudável com os seus filhos? Uma das respostas está nas férias em família — uma excelente oportunidade de termos um tempo de qualidade com as pessoas que amamos, estreitando laços e compartilhando momentos inesquecíveis.


Há benefícios incríveis de tirar esse momento em família. Além de ser divertido, é uma possibilidade de ter um escape do cotidiano, já que as férias ajudam as famílias a crescerem e a aprenderem de várias maneiras.


Pensando nisso, listamos a seguir a importância do lazer e os benefícios de investir nas férias em família. Acompanhe!


Por que as férias são importantes para pais e filhos?

Quando adultos, fazemos a contagem regressiva para as férias a fim de recarregar as baterias. Embora com uma perspectiva diferente da nossa, esse também é um momento profundamente benéfico para as crianças, especialmente quando todos se reúnem. O principal motivo é que a família deixa as obrigações cotidianas e se concentra no lazer, dividindo esse presente valioso que é o tempo juntos.


Mesmo que nem todo mundo consiga fazer uma grande viagem ou ter uma intensa programação de atividades, as férias representam uma ocasião que não deve faltar na relação entre pais e filhos.


Além das crianças e dos adolescentes receberem uma atenção extra que nem sempre é possível durante o ano, as férias são um tempo de compartilhamento diferente do habitual, que deve ser aproveitado ao máximo. Uma boa ideia é combinar a diversão e os aspectos emocionais e educacionais.


Trata-se de uma oportunidade de criar um ambiente enriquecedor, que ofereça novas experiências de interação socioemocional, física, cognitiva e sensorial. Imagine a sua família unida na piscina, se sujando de areia na praia, brincando na grama, indo ao cinema ou ao parque de diversões, ou simplesmente cozinhando em casa.


Os pontos citados acima contribuem para o desenvolvimento desses laços, ao mesmo tempo que proporcionam o crescimento das crianças e dos jovens nos aspectos citados.


Quais são os principais benefícios de passar as férias em família?

Para que você compreenda com mais detalhes a importância das férias em família, separamos alguns benefícios de investir nesses momentos a seguir.


Alívio do estresse da rotina

A rotina diária pode ser cansativa até mesmo para as crianças, tanto que a neurociência aponta os efeitos devastadores do estresse para o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, as férias são importantes para que o corpo e a mente tenham espaço para se recuperar das atividades e convivências diárias obrigatórias.


Nas férias, os pensamentos de adultos e crianças descansam de todas as atividades que ocupam a maior parte do tempo: trabalho, responsabilidades do dia a dia, escola, atividades extracurriculares etc.


Fortalecimento de laços afetivos

Mais que relaxamento e diversão, é essencial lembrar que a parte mais importante das férias é passar um tempo de qualidade com quem você ama. Essa é uma oportunidade maravilhosa de se reconectar com o que realmente é a vida: carinho, amor, graciosidade, gratidão, calor e sorrisos.


Às vezes, a correria do dia a dia faz com que entremos em um piloto automático e deixemos de lado pequenos afetos que fazem total diferença para um relacionamento feliz e harmonioso. Se entre adultos esse afastamento já é capaz de gerar conflitos, imagine como as crianças se sentem ao viver em um ambiente tomado por irritação, individualismo ou ausência.


É claro que tirar férias não é um antídoto para as nossas atitudes impensadas, mas pode ser um momento de resgate e da criação de novos padrões de ação para um futuro mais feliz — especialmente na relação com os filhos.


Criação de memórias prazerosas

As férias em família também são um acontecimento para a celebração e a criação de memórias prazerosas que levaremos para toda a vida. Essas recordações constituem parte importante da nossa história e retratam tempos de muita leveza e felicidade.


Agora, pare e pense sobre a sua infância: provavelmente você vai se lembrar do cheiro de um bolo saindo do forno na casa dos avós, do dia em que aprendeu a andar de bicicleta ou daquelas histórias deliciosas que ouvia depois do jantar. Essas são coisas aparentemente simples, mas que fazem parte das suas memórias afetivas.


Como pais, não é nosso dever encorajar essas lembranças nas crianças? As férias em família são uma excelente oportunidade para isso!


Melhora na comunicação

Como as férias em família constituem uma oportunidade de compartilhamento, a intimidade aumenta e auxilia para que a comunicação entre pais e filhos melhore. O fato de todos estarem juntos na maior parte do tempo permite que seja estabelecida uma relação de mais confiança e que sejam criadas oportunidades de conversas espontâneas.


A comunicação frequente e casual não apenas ajuda os pais a expressarem melhor seus sentimentos em relação às crianças, mas incentiva os jovens a fazerem o mesmo. A comunicação ajuda toda a família a crescer em um relacionamento afetuoso.


Favorecimento do desenvolvimento mental e emocional das crianças

As memórias da infância constroem uma base emocional que será importante na fase adulta. Além disso, memórias positivas servem como “âncoras” que proporcionam conforto às crianças diante de adversidades e auxiliam na gestão das emoções, no aumento da concentração e na atenção.


As experiências de férias em família ativam sistemas no cérebro do seu filho que liberam substâncias químicas saudáveis, como dopamina e oxitocina. Essas substâncias reduzem os níveis de estresse e ativam sentimentos calorosos e amorosos.


Como planejar as férias em família da melhor forma?

A palavra-chave para tirar férias em família de maneira tranquila e prazerosa é planejamento. Avaliando com antecedência o roteiro, quais serão os custos aproximados, quantos dias disponíveis você terá para ficar fora de casa, entre outros detalhes, é possível ter momentos divertidos e inesquecíveis com quem você mais ama.


Lembre-se de que esse é um período em que as preocupações rotineiras devem ficar de lado para que você consiga relaxar ao máximo com os seus filhos. Pode ser difícil decidir por um lugar diante de tantas opções, não é mesmo? Nesse sentido, vale a pena buscar por um resort ou um pacote de viagens que garantam a diversão da criançada.


A seguir, confira as principais dicas para planejar as férias em família da melhor forma, sem dor de cabeça.


Defina o orçamento

O primeiro passo é definir o orçamento, sabendo bem quanto será necessário para aproveitar a viagem. Antes de sair de casa, é fundamental reservar um local agradável para se hospedar com os filhos, de preferência que ofereça refeições saudáveis e ambientes de lazer, como playground, piscina, churrasqueira, entre outros.


Outro ponto é em relação à locomoção e ao transporte: é essencial avaliar o que vale mais a pena: viajar de carro ou avião. As passagens devem ser adquiridas meses antes para economizar, no caso do aéreo. Sabendo bem qual a quantia para as férias, fica mais simples se planejar e aproveitar cada momento.


Escolha atividades que agradem a todos

É interessante optar tanto por um local quanto por atividades práticas que agradem a todos, principalmente os filhos. Imagine só se os pequenos ficarem entediados por falta de opção do que fazer? Por isso, dê uma atenção especial ao roteiro das férias e busque se hospedar em um ambiente que ofereça comodidades e alternativas de lazer.


Os resorts, por exemplo, são excelentes nesse sentido, pois aliam diversão e conforto, sem que você precise se preocupar com muita coisa. Vale a pena ver pacotes de viagens também, que incluam passeios e atrações diferenciadas para que os dias de férias sejam aproveitados ao máximo. Busque por atividades que mantenham as crianças sempre próximas dos pais. Os parques aquáticos, por exemplo, são excelentes opções nesse sentido.


Prepare um cronograma

Ainda, é essencial preparar um cronograma com todos os detalhes da viagem. Inclua os locais que deseja visitar, quais são os parques imperdíveis, os eventos culturais da cidade e quais são as atrações mais interessantes para as crianças. Com base nisso, você pode estipular os dias de férias e se vale a pena estender a viagem por mais algum tempo.


Inclua no cronograma também se é necessário alugar um carro e como serão feitas as refeições da família. Definir esses detalhes com antecedência é importante, sobretudo para economizar, caso o orçamento esteja apertado. Assim, todos poderão desfrutar das férias e ter excelentes momentos de lazer.


Envolva as pessoas

Pergunte aos seus filhos se eles têm alguma preferência das atividades e se têm atrações que desejam conhecer no local. Sempre que possível, inclua também as preferências dos pequenos, pois assim a chance de a viagem ser um sucesso só aumenta.


Isso também é importante para planejar o cronograma da viagem, que deve ser bem detalhado para que tudo saia como o pensado. Utilize um checklist para garantir que não haja contratempos. Inclua os dados da reserva do hotel, da compra das passagens, o roteiro, a documentação, entre outros detalhes.


Distribua tarefas

Organizar as férias por conta própria pode tomar muito tempo da sua rotina. Por isso, considere distribuir as tarefas entre todos os membros da família. Por exemplo, você pode pedir ao seu filho para ficar de olho em promoções de passagens diariamente.


Outra pessoa pode ficar responsável por entrar em contato com empresas de hospedagem. Na hora de arrumar as malas para a viagem, peça para cada um fazer uma lista dos itens essenciais para levar na bagagem, como roupa de banho, calçados, produtos de higiene pessoal, kit de primeiros socorros, documentos, entre outros.


Proponha atividades para que todos fiquem juntos

Uma recomendação que pode contribuir para o bem-estar tanto dos pais quanto dos pequenos é propor atividades para que todos fiquem juntos e compartilhem momentos inesquecíveis. Vale a pena, por exemplo, convidar os filhos para fazer um passeio interessante, comer algo que eles gostam, ir ao cinema, entre outros.


A ideia é, justamente, ter um tempo de qualidade juntos. É uma ótima oportunidade de se aproximar dos filhos e conhecer mais dos seus interesses. Sobretudo para os adolescentes, que vivenciam uma fase de crescimento um pouco mais complexa, essa ação pode favorecer e impactar positivamente o convívio em família.


Escolha um destino ideal

Antes de tudo, será preciso escolher um destino ideal para as férias em família. Nesse momento, é fundamental envolver a opinião dos filhos, afinal, eles também têm preferências e querem se sentir bem nesse período. Pergunte qual seria o destino mais bacana: ir à praia, acampar, visitar algum parque ou um local histórico.


A depender do lugar escolhido, será preciso se antecipar e ter alguns cuidados para viajar de forma tranquila. Os pais precisam garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível. Talvez seja preciso adquirir passagens, fazer uma revisão no carro, preparar um kit de primeiros socorros, comprar roupas de frio, entre outros. Sabendo o destino, fica mais simples se planejar e cuidar de tudo até o dia da viagem.


Faça um checklist

Tirar férias em família envolve uma série de atividades, concorda? Por isso, se dedique alguns dias antes da viagem e faça um checklist para não esquecer nada. Provavelmente, será preciso pensar também na casa e como será esse período fora. Se possível, contrate alguém para cuidar do lar enquanto a família estiver fora para não ter dor de cabeça.


No checklist, insira todas as informações que não podem ser esquecidas: conferir as passagens, a reserva do hotel, os bilhetes para as atrações turísticas, entre outros. Da mesma forma, confira se a mala dos filhos contém tudo o que é necessário para passar os dias fora, pois é natural que eles esqueçam algo.


Monte um roteiro atraente

O roteiro das férias precisa ser atraente para que todos se divirtam e vivam bons momentos juntos. Se possível, pesquise na internet quais são os passeios imperdíveis no local. Com isso, será mais simples montar um roteiro interessante e diferenciado, que agrada a todos os gostos.


Pergunte também aos filhos quais são as experiências que eles gostariam de vivenciar nesse momento. A depender do local escolhido para as férias, ele pode ter atrações bacanas para toda a família aproveitar. Tenha em mente que, sem a opinião dos pequenos, a viagem pode ficar chata e entediante para eles.


Deixe os filhos palpitarem

Já falamos anteriormente como é importante deixar os filhos palpitarem sobre as férias. Eles precisam se sentir ouvidos e envolvidos para tomar as decisões com os pais, até mesmo para facilitar a comunicação e melhorar o relacionamento. Caso isso não ocorra, esse período pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo.


Sempre que possível, escute o que os pequenos têm a dizer. Caso eles não gostem das suas sugestões, explique que vocês ainda terão muitas oportunidades de viajar juntos e ir para outros locais interessantes. O fundamental, aqui, é demonstrar que a opinião deles importa e faz muita diferença no bom convívio familiar.


Agora você já conhece os benefícios de tirar férias em família. Diante desse mundo cheio de individualismo e abarrotado de informações, é cada vez mais importante reforçarmos nossos laços familiares e garantirmos a manutenção de valores importantes para a vida. Como pais, é nosso dever criar momentos de alegria, carinho e amor junto aos nossos filhos.

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page