top of page

Férias e descanso no contexto missionário



O COMPROMISSO DAS FÉRIAS EM FAMÍLIA


Precisamos considerar três pontos muito significativos que reforçam o compromisso da família missionária com o seu merecido e necessário período de férias.


É SAGRADO

A família missionária não pode prescindir de suas férias. Elas são essenciais para o descanso do físico, emocional e psíquico. O Senhor Jesus, na Sua condição humana, se retirava para orar, descansar e refletir. Os Seus retiros eram fundamentais para o exercício do Seu ministério. As férias não podem ser vendidas, adiadas e nem omitidas. Precisam ser curtidas com toda a intensidade. O doutor Merval Rosa assinala: “É imperativo que os membros da família, além dos seus interesses pessoais, procurem desenvolver interesses dos quais todos participem. Planejar atividades em conjunto, passear juntos, ler juntos, brincar juntos, tudo isso cria uma atmosfera de cordialidade entre os membros da família, que os faz mais unidos, mais próximos uns dos outros. Revelar genuíno interesse naquilo que os outros membros da família fazem e aceitar nosso papel no seio da família robustece os laços familiares”. Não nos esqueçamos: o tempo com a família é o tempo mais bem investido depois da nossa comunhão com o Senhor.


Está ligado à saúde dos seus membros

As férias devem ser precedidas de exames médicos para ver se está tudo em ordem com os membros da família. É muito relevante sabermos que as férias são uma feliz oportunidade de relaxamento, reflexão e descanso criativo. A nossa mente, as nossas emoções e o nosso corpo necessitam de paradas periódicas. As férias são, portanto, uma recomendação médica segura e, acima de tudo, uma recomendação do Senhor.


Traz resultados muito compensadores para um relacionamento dinâmico.

Aqui podemos dar uma ênfase à comunicação. Jay Adams diz que “a comunicação é fundamental para um lar centralizado em Cristo, porque é o meio pelo qual os relacionamentos marido-mulher e pais-filhos se estabelecem, crescem e se mantêm. Fora dos canais abertos da comunicação sincera e verdadeira, aqui discutidos por Paulo (Ef 4.25-32), não pode haver um lar verdadeiramente centralizado em Cristo”.




Faça download e leia o artigo completo:


JMN - CIM FERIAS DESCANSO NO CAMPO MISSIONARIO
.pdf
Download PDF • 2.07MB


Autor: OSWALDO LUIZ GOMES JACOB. Casado com Eliane Pitzer Jacob. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Missiologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, Wake Forest, Carolina do Norte, USA. Articulista do Jornal Batista. Colunista dos Portais da ADIBERJ e do Prazer da Palavra. Professor do Seminário Teológico Batista Sul Fluminense, Volta Redonda, RJ. Foi missionário em África do Sul (JMM) em 1993-1994; 1999. Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa-RJ, desde 2000.

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page