Espiritualidade Saudável

“A SAÚDE DE QUALQUER IGREJA OU MINISTÉRIO DEPENDE PRINCIPALMENTE DA SAÚDE EMOCIONAL E ESPIRITUAL DA LIDERANÇA”
O que lhe vem à mente quando ouve a expressão “espiritualidade saudável”?
Nas últimas décadas, tem ocorrido um renovado interesse das pessoas pela chamada espiritualidade. Este é um assunto presente até na pauta das empresas e corporações, em geral.
Definir espiritualidade não é tarefa fácil, pois ao longo dos séculos e hoje ainda, versões de espiritualidade são propostas. Cada uma delas dizendo o que significa ser espiritual ou como se atinge a espiritualidade.
Vou falar da espiritualidade cristã e, para fins didáticos, utilizo aqui o conceito de espiritualidade como sendo a área que trata das questões relativas ao contato do ser humano com Deus e o impacto desta relação na vida do cristão e nos seus relacionamentos interpessoais.
Vou abordar a questão da espiritualidade cristã saudável, pois acredito que, infelizmente, ainda vivemos, em grande medida, uma espiritualidade fragmentada que divide a nossa vida em duas partes: vida secular e vida espiritual. A espiritualidade saudável rejeita esta abordagem porque esta distinção é artificial e não encontra respaldo no ensino global das Escrituras Sagradas.
A proposta da espiritualidade saudável é integrar todas as áreas da nossa vida. Paulo descreve muito bem a espiritualidade em 1 Coríntios 10:31: “Portanto, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.