25 brincadeiras para o natal em família/equipe que você precisa conhecer


Brincadeiras para o natal em família são importantes para deixar esse dia mais animado e aproximar os parentes durante o encontro. Neste artigo, separamos diversas atividades que podem ser aplicadas em qualquer família. Existem opções tanto para adultos como crianças.


Quer descobrir quais são as melhores alternativas?


Então, continue lendo este artigo e programe o seu natal agora mesmo!


1- AMIGO SECRETO



O Amigo secreto é uma brincadeira que não pode faltar no Natal. Basta escrever o nome de cada participante em um pedaço pequeno de papel e colocá-lo dentro de um saquinho.


Escolha uma pessoa para começar o sorteio. Ela deve pegar um papel e ver qual o nome tirou, sem deixá-lo visível para os outros participantes. Depois que todos tirarem o papel, é hora de estabelecer um dia para fazer a entrega dos presentes, que geralmente é na véspera ou no dia do natal.


Outro ponto importante é definir um limite de preço. Dessa forma, o participante já sabe o valor mínimo e máximo que poderá gastar com o presente da pessoa que foi sorteada.


No dia da entrega do presente, deve-se escolher uma pessoa para começar a brincadeira. Ele deve ir até o centro e dizer algumas características do seu amigo secreto para que os outros tentem adivinhar.


Quando adivinharem, você entrega o presente para a pessoa. Em seguida, ela precisa descrever quem é o seu amigo secreto.


2- BINGO DE NATAL



Para essa brincadeira, cada pessoa deve comprar uma lembrancinha. O ideal é que elas possam ser para qualquer idade e sexo, como uma caixa de chocolate, uma squeeze de água ou uma caixinha de som.


Nessa atividade, você vai precisar de algumas cartelas de Bingo. Para marcar as cartelas, é possível utilizar grãos de feijão ou de milho. No mercado, você encontra bingos em várias lojas e com preços variados.


3- KARAOKÊ




O Karaokê é outra opção que não pode faltar da nossa lista de brincadeiras para natal. Junte a galera que estará na festa e alugue um aparelho para garantir a diversão da noite.


Uma dica é fazer uma competição de quem tira mais pontos nas apresentações. Anote todos os pontos e no final confira quem foi o grande vencedor.


4- JOGOS DE TABULEIRO



Os jogos de tabuleiro são perfeitos para distrair a criançada enquanto a ceia não começa, pois eles prendem a atenção dos pequenos.


As opções de jogos são imensas. Dentre as mais conhecidas, encontra-se: Dama, Ludo, Banco Imobiliário, Xadrez, Cara a Cara entre outros.


5- BALÃO PREMIADO


Essa é uma brincadeira que vai agradar a família toda. Compre um pacote de balões e coloque dentro de cada balão um papel escrito com um comando, como: conte uma piada, estoure outro balão e saia da brincadeira.


Em outros balões, coloque o nome de algumas lembrancinhas para que o participante ganhe prêmios, que pode ser um pacotinho de balas, uma xícara ou uma barra de chocolate. Lembre-se de definir uma ordem para cada participante estourar um balão.


6- FOTOS DIVERTIDAS



Essa é uma versão mais simples daquelas cabines de fotos feitas em festas de aniversário. Você só precisa escolher um cantinho da casa e montar um painel com o tema de Natal para tirar as fotos.


Você pode fazer plaquinhas divertidas para deixar as fotos ainda mais legais. Para isso, basta imprimir frases e colocá-las em palitos de churrasco.


Outra dica interessante é separar também alguns objetos para que as pessoas possam usar nas fotos, como óculos coloridos, perucas, gorros de papai Noel e orelhas de duende.


7- DESEMPACOTANDO


Essa brincadeira vai arrancar muitas risadas entre os membros da família. Você deve separar algumas lembrancinhas para a atividade. Depois, embrulhe cada uma em vários papéis de presente ou caixas.


Em seguida, reúna a família e sorteie um participante para começar a brincadeira. Essa pessoa deve escolher um embrulho e jogar um dado. O número que sair deve ser correspondente ao número de embrulhos que ele pode abrir.


Se o participante desembrulhar a caixa e não chegar até o presente, ele passa a vez para outra pessoa jogar o dado. Quem conseguir chegar no presente, ganha o prêmio.


8- TRIVIA DE NATAL


É uma brincadeira de perguntas e respostas sobre o Natal. Ela pode ser feita em duplas ou grupos para ficar mais divertida.


Você pode escrever algumas perguntas em pedaços de papel ou digitá-las no computador. Se preferir, pode trocar o tema de natal por conhecimentos gerais, esportes, filmes ou televisão.


Para ajudar os participantes, você pode colocar as alternativas no papel. Dessa forma, ficará mais fácil responder. No final da brincadeira, o grupo que conseguir acertar mais perguntas ganha a disputa.


9- ÁRVORE DE COPOS


Essa é uma brincadeira de natal ideal para as crianças. Basta separar alguns copos. Porém, eles precisam ser mais resistentes. Depois, peça para os participantes construírem uma árvore de Natal empilhando os copos em uma mesa. Quem conseguir montar a árvore primeiro ganha a disputa.


10- DUAS VERDADES E UMA MENTIRA


Os participantes devem formar um círculo e decidir quem vai começar a brincadeira. Essa pessoa deve falar duas situações verdadeiras e uma falsa.


O restante dos jogadores precisam tentar adivinhar qual é a mentira a situação que nunca existiu. O participante que acertar é a próxima pessoa responsável por falar as verdades e mentiras.


11- IMAGEM E AÇÃO DE NATAL


Quem nunca brincou de Imagem e Ação? Essa é uma ótima brincadeira para fazer em grupo. Os participantes devem tentar adivinhar uma palavra por meio de mímica ou desenho.


Você pode modificar o jogo, fazendo uma versão exclusiva para o Natal. Dessa forma, as palavras devem ser relacionadas ao dia festivo.


Você deve dividir os participantes em dois grupos. Uma pessoa de cada time deve tirar um papel e fazer mímica ou desenho sobre o que está escrito na folha.


Se o grupo adivinhar a mimica dentro de um tempo estabelecido anteriormente, ganha pontos. Caso não acerte, o outro grupo que conquista a pontuação.


12- QUANTOS ORNAMENTOS?


Para essa brincadeira você precisa contar quantos ornamentos tem em sua árvore de natal. Depois anote esse número no seu celular para não esquecê-lo.


Quando um convidado chegar na festa, pergunte quantos ornamentos ele acha que tem na árvore de natal. Assim, ele não terá tempo de contar os objetos da árvore.


Em seguida, anote em um papel cada palpite e o nome das pessoas. Depois que todos participarem, você anuncia a quantidade de ornamentos da árvore. Quem tiver acertado ou chegado mais próximos do número ganha uma lembrancinha.


13- CAIXA DE BOMBOM PREMIADA


Essa é uma brincadeira que todo mundo sai ganhando. Cada pessoa deve levar uma caixa de bombom e cinco reais. Todos os participantes devem deixar as caixas em cima de uma mesa e colocar o dinheiro dentro de um pote.


Escreva o nome de cada participante em pedaços pequenos de papel e coloque em um saquinho. Escolha uma pessoa para começar a brincadeira. Ela precisa pegar um papel.


A pessoa sorteada deve pegar uma das caixas e tirar outro nome do saquinho. A brincadeira segue até chegar no ultimo nome, que fica com a caixa de bombom e com todo o dinheiro do pote.


14- SUGADOR DE M&M


Para essa atividade, que deve ser feita em dupla, você vai precisar dos seguintes materiais.


Dois pratos;

Dois canudos;

M&M.

Em seguida, separe dois grupos. A principal proposta da dinâmica é ver quem consegue transferir o M&M para o outro prato com a ajuda dos canudos. É importante ter muito fôlego para soprar o M&M


15- TROMBA DE ELEFANTE


A próxima ideia da nossa lista exige concentração e ao mesmo tempo agilidade. Separe uma bola de tênis, copos de plástico e uma meia calça para fazer essa atividade.


Primeiro, coloque os copos no chão um do lado do outro com, pelo menos, meio metro de distância. Em seguida, coloque a bola de tênis dentro de uma meia calça. Por fim, coloque a meia na cabeça.


O objetivo dessa atividade é simples. Vence o participante que derrubar o copo em menos tempo, utilizando somente a cabeça.


16- BARBA DO PAPAI NOEL


Prepara-se para um momento de muitas risadas. Chegou a hora de descobrir qual é a melhor barba de Papai Noel. Convide as pessoas para essa brincadeira.


Você deve separar creme de barbear e bolas de algodão. Vence o participante que tiver a barba mais bonita. A votação pode ser feita com quem não está participando da dinâmica.


17- CAÇA AO TESOURO



Essa atividade pode envolver não só as crianças, mas também os adultos. Afinal, todo mundo gosta de uma boa surpresa, não é mesmo? Além disso, a atividade tem bastante adrenalina, deixando esse momento inesquecível.


O caça ao tesouro não pode ser feito da noite para o dia. É importante pensar nas pistas e nos presentes escondidos. Você pode escolher os locais mais fáceis para as crianças pequenas, como guloseimas e até “trolagens”. Já o melhor prêmio deixe para o esconderijo mais difícil.


18- BATATA QUENTE


Engana-se quem pensa que a brincadeira batata quente saiu de moda. Pelo contrário, ela ainda é uma ótima atividade quando a família ou os amigos estão reunidos.


Cada pessoa deve levar um prêmio unissex e embrulha-lo em uma embalagem de presente. Veja abaixo as melhores alternativas.


Canecas;

Porta-retrato;

Quadros e posteres divertidos;

Planners e agendas;

Almofada porta pipoca;

Jogos;

Livros;

Squeezer;

Cofres;

Painéis organizadores;

Perfumes Unissex;

Cestas de café e chocolates;

Vinhos;

Kit Viagem;

Cestos e cachepots.

Aqui, mencionamos apenas algumas opções. Você pode ficar a vontade para escolher a sugestão que se encaixa melhor ao seu planejamento financeiro.


Bom, voltando a brincadeira.


Os jogadores devem formar uma roda. Escolha uma pessoa que ficará de olhos vendados. Ela será a responsável por comandar a brincadeira.


Quando a roda estiver formada, todos devem cantar a seguinte canção “batata quente, quente, quente..”. Em um determinado momento, o participante que está do lado de fora deve gritar “queimou”.


Quem estiver com o pacote de presente é eliminado. O último participante leva o prêmio para a casa.


19- ÁRVORE DA FAMÍLIA


Pergunte qual convidado pode ser o voluntário dessa brincadeira. É importante informar que ele será transformado em árvore. Isso mesmo.


O voluntário deve ficar parado enquanto os participantes montam a decoração. Ela pode ser feita com papel crepom verde e colorido, papel celofane e enfeites baratinhos. Sem dúvidas, as crianças vão adorar essa atividade.


20- O QUE TEM NO CHAPÉU PAPEL DO PAPAI NOEL?


A organização dessa dinâmica de natal é bem simples. Compre alguns chapéus de Papai Noel e vários tipos de lembrancinhas. Não é necessário grandes investimentos. O mais importante é o momento em família.


Geralmente, os participantes dessa atividade costumam comprar barras de chocolate, caixa de bombom e alguns brinquedos nas lojas de R$1,99


Agora, coloque um presente em cada chapéu. Na hora da brincadeira, você deve passar o chapéu para que os participantes tentem adivinhar o que está dentro. Para dificultar a dinâmica, eles devem utilizar apenas o tato.


Quem acertar o objeto ou chegar mais próximo vence a disputa e leva o prêmio que está dentro do chapéu para a casa.


21- RUDOLPH, A RENA DO NARIZ VERMELHO


Essa atividade também rende muitas risadas para as crianças. Primeiro, você deve imprimir uma imagem de uma rena. Dê preferência para os tamanhos grandes. Depois, cole a imagem na parede, na altura dos participantes.


Veja abaixo o passo a passo para brincar de Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho.


1- Entregue para a criança um pedaço de papel vermelho, que representa o nariz do animal. O papel tem uma fita que fica na parte de atrás.


2- Tampe os olhos da criança com uma venda;


3- Gire o participante algumas vezes com cuidado;


4- Peça para a criança prender o nariz na renda do Papai Noel.


Vence a brincadeira a criança que colocar o nariz mais próximo ou no local correto.


22- ENCONTRE OS AJUDANTES DO PAPAI NOEL


Você deve comprar bonequinhos que representem os ajudantes do Papai Noel. Depois, coloque os objetos em esconderijos pelas casas. Deixe os locais mais fáceis para as crianças pequenas. Ganha a brincadeira os participantes que encontrarem mais ajudantes.


23- JOGO DO DADO


Se você está procurando brincadeiras divertidas no natal, o jogo de dados é uma ótima alternativa. Você vai precisar dos seguintes materiais.


Duas luvas de cozinha;

Gorro do Papai Noel;

Dois dados.

Primeiro, embrulhe um presente dentro de uma caixa. Procure fechá-la muito bem para que participante não abra a caixa com facilidade.


Cada participante deve tentar abrir a caixa usando somente o gorro e as luvas.


Antes de iniciar a atividade, vocês devem definir quem será o primeiro participante a jogar os dados.


Imagine que o Matheus, Vanessa, Pedro e Débora estão participando da brincadeira. Vanessa foi escolhida para tentar abrir o presente.


Enquanto isso, Matheus joga os dados. Se Matheus tirar dois números iguais no dado (Exemplo: 3 e 3), ele tenta abrir o presente no lugar da Vanessa.


É importante deixar claro que o Pedro, próximo participante da disputa, não precisa esperar o Matheus colocar a luva e o gorro na cabeça para jogar os dados. Ele já está liberado para tentar a sorte. Quem abrir o presente primeiro vence a disputa e leva o prêmio para a casa.


24- INIMIGO OCULTO


A nossa lista de brincadeiras de natal continua com um amigo oculto diferente. Aqui, os participantes não dão presentes interessantes para os sorteados. A proposta é fazer uma uma piada ou brincadeira que relembre uma determinada pessoa.


Em seguida, você deve presenteá-lo com algum objeto divertido e que não tenha utilidade para aquela pessoa. Imagine que você tirou o João no inimigo oculto. Então, você deve citar características engraçadas sobre essa pessoa.


É fundamental deixar claro que a brincadeira é para garantir diversão, não para constranger o participante. Tome cuidado com as palavras para que o evento ocorra sem problemas. Essa é uma das melhores brincadeiras natalinas engraçadas.


25- QUAL É A MÚSICA?


Uma das melhores formas de animar a noite de natal é com a brincadeira “Qual é a música”. Selecione a ordem dos participantes para que a atividade seja executada. Em seguida, escolha uma pessoa para falar uma palavra. Depois, todos os participantes devem cantar uma música com esse termo.


O tempo para concluir o desafio é de cinco segundos. Se demorar para responder, o jogador é eliminado da atividade. Você pode estabelecer músicas só de natal para entrar no clima da noite. Separe uma prenda para o ganhador da atividade.


Algumas músicas de natal podem servir como inspiração para a brincadeira.


Boas Festas — Assis Valente;

Vem Chegando o Natal — Aline Barros;

Natal Todo Dia — Roupa Nova;

Bate o Sino;

Feliz Natal Papai Noel — Martinho da Vila;

Last Christmas — Wham!;

Happy Xmas (War Is Over) — John Lennon.


Percebeu que é possível fazer várias brincadeiras de natal. Então, não perca mais tempo. Escolha as melhores atividades e monte a sua programação para o grande dia.


Após descobrir quais são as melhores brincadeiras para o natal em família, acesse esse artigo e conheça brincadeiras para animar crianças de todas as idades.


FONTE: Tire a sua dúvida
Vanessa Giselle Pereira

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon