top of page

Retorne a busca pela santidade - mude sua rotina e estilo de vida espiritual


A primeira busca de um cristão e especialmente de um líder cristão é a santidade.

Preciso ser sensível ao pecado que outros possivelmente consideram aceitável.


1 No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. 2 Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. 3 E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". 4 Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça. 5 Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “ Isaias 6. 1 a 5


Isaías tornou-se sensível a sua fala impura logo que viu o Senhor exaltado no templo. O tremendo som da repetição de "santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos" pelo serafim, marcou sua vida (ls 6.1-3). Ele gritou: “Ai de mim! Estou perdido!" (v.5). Esse foi o efeito que a visão teve no jovem profeta.


Um sentimento de culpa, de pecado, tomou conta dele no ambiente santo que enchera o templo. A presença de Deus preparou Isaías para liderar, fazendo-o completamente miserável diante de sua natureza pecaminosa.


Deus já revelou para seus filhos o padrão de nossa rotina e estilo de vida e a base e o alicerce para medirmos esse padrão: "Sede santos, porque eu sou santo" (I Pe 1.16; Lv 11.44; 19.2).


O alicerce e a base da santidade do líder e de todo cristão estão no caráter do Deus que eles estão representando.


Uma rotina de estilo de vida espiritual em busca da santidade promove boa reputação diante de Deus e dos homens:


Pedro não somente exortou os crentes da Ásia Menor para serem santos, mas para: "Mantenha exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação" (IPe 2.12).


A importância da boa reputação de um líder é algo fundamental, pois gera confiança. A confiança é algo tão crucial, especialmente na liderança, que uma reputação manchada criará sérios problemas. Não somente pecado sexual, mas todas obras más que possam arruinar o bom nome do líder têm um efeito destrutivo nos seus seguidores.


A boa reputação (testemunho) é a primeira exigência para aqueles que querem ocupar a função de liderança


3 Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa 4 e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra". (At 6.3 e 4).


O primeiro item da lista de exigências para o' ofício pastoral é ser "irrepreensível” (aquele que não pode ser repreendido, não censurável ou apreendido)


2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; (1Tm 3.2);

6 É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. (Tt 1.6).


A reputação, uma vez prejudicada, somente poderá ser restaurada durante uma longa caminhada de integridade.


Um líder não cai de repente, mas é como uma árvore em um processo vagaroso de apodrecimento interno; ela cai, quando um vento forte sopra, porque a doença havia enfraquecido a estrutura interior.


Veja alguns sinais de aviso do apodrecimento da santidade:

  • Um índice baixo de disciplina não apenas na área espiritual, mas em áreas como: fantasias e sonhos (pensamentos), comida, vícios a alguns hábitos ou apetites, mostram sinais de perigo.

  • A falta de compromisso com os princípios éticos e doutrinários deve ressoar como um alerta;

  • A recusa de prestar-se contas a alguém, que não seja a si mesmo, são sinais de orgulho e ou vergonha;

  • A racionalização dos erros são sinais do enfraquecimento da consciência;

  • Outros? Certamente que sim...


Conclusão:

Mude sua rotina e estilo de vida espiritual retornando à busca pela santidade

  1. Siga o padrão e o alicerce já estabelecido por Deus: Busque ser santo como Ele é

  2. Na busca intencional pela santidade colha os frutos de uma boa reputação para gloria de Deus influenciando seus discípulos e a sociedade ao seu redor

  3. Vigie e trabalhe contra os sinais de aviso do apodrecimento da santidade em sua vida.











Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page