Reposição Psicoemocional

 

 

“…conflitos externos e temores internos. Deus, porém, consolou-nos com a chegada de Tito”. (II Co 7.5-6)

 

Uma das mais intrínsecas atitudes de um líder é a doação de sua vida como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Um ato que exige um amor prático que envolve todo coração, alma, forças e entendimento, ou seja, a integralidade do ser.

 

O texto bíblico em questão revela o estado psicoemocional do apóstolo Paulo, ou seja, a condição psicológica e afetiva. A condição psicológica é descrita por aquilo que ela chamou de "conflitos externos e temores internos". A condição afetiva é descrita pela expressão "consolou-nos", a presença Tito representou uma fonte de consolo, abrigo e encorajamento.

 

O ato de liderar pessoas se apresenta como um grande desafio, por uma simples razão, as pessoas que servimos possuem necessidades e carências que clamam por urgente satisfação. Entretanto, ao considerar que as necessidades humanas são insaciáveis, o líder doador se vê num ciclo infindável de doação integral de vida. Agora, todo aquele que doa vida, precisa repor na mesma proporção a vida doada. Se assim não fora, o seu "tanque de doação" ficará vazio. Uma vez vazio o tanque de doação de vida, os insaciáveis clamaram por satisfação e não encontraram, gerando conflitos externos que naturalmente desencadearão temores internos nas emoções deste líder. Sendo assim: Quem cuidará do líder que cuida? Quem abastecerá seu tanque de doação? Quem consolará esse SER HUMANO chamado Pastor/ Missionário 

 

O apóstolo Paulo recebeu consolo, afeto e alegria daquele a quem ele considerou como um “verdadeiro filho, segundo a fé” (Tito 1.4). No primeiro momento da relação Paulo-Tito, o apóstolo Paulo exerceu sobre o jovem pastor Tito paternidade espiritual. Agora, aquele que antes recebeu consolo e alegria do apóstolo Paulo se tornou fonte de consolo para o ministério do seu pai espiritual. A vida doada recebeu a devida reposição.

 

Você cumpre a função de um Paulo na vida de uma igreja? Se sua resposta for um interno "Sim", você precisa de um Tito para repor sua saúde emocional. 

 

Quem cuida de você nos períodos de conflitos externos e temores internos? Quem recobre o seu ânimo com alegria e encorajamento? Quem é o seu Tito?

 

O Cuidado Integral do Missionário (CIM), a Ordem de Pastores, um pequeno grupo de pastores e missionários de sua região, um amigo ou amigos de ministério próximos ou distante, uma ovelha (filho na fé mais maduro) e outras tantas possibilidades relacionais, são recursos que o Senhor pode estar possibilitando para suprir uma carência e/ou ausência na formação e no apoio psicoemocional para vocês pastores e missionários. 

 

Procure ainda hoje alguém que possa ouvir o seu coração e ser um companheiro de vida discipular. Por que aquele que doa vida precisar repor a vida doada. 

 

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Provérbios 27:17.

 

Perguntas para Refletir:

 

1) Quais os conflitos externos e temores interiores que marcam o seu ministério neste momento?

 

2) Qual o nome do temores interiores mais comuns em suas emoções?

 

3) O que você pode fazer pare ter um Tito (discipulador) na sua vida? Como melhorar a intencionalidade desta relação?

 

Autor: Marcio André de Oliveira Lira – 3ª Igreja Batista em Palmas

Compartilhe
Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Em Destaque
Please reload

Leitura Recomendada

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Outros sites de Missões Nacionais

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
CNPJ: 33.574.617/0001-70
IE: 85.636.634
R. José Higino, 416 - Prédio 18 
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20270-972
Cx Postal: 13363
CONTAS PARA DEPÓSITO:
Bradesco - AG 226-7 / CC 87500-7
Banco do Brasil - AG 093-0 / CC 20275-4
Santander - AG 4362 / CC 130001420; 
Caixa E.Federal - AG 1411-0 / CC 138-6 
Itaú - AG 0281 / CC 66341-9

© JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS