Dia Nacional de Combate ao Câncer

November 27, 2017

 

Em 27 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988 para ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o tratamento e, principalmente, a prevenção da doença. 

De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, 1 a cada 3 pessoas será diagnosticada com câncer ao longo da vida. Entretanto, há 60 anos, 1 a cada 3 pessoas sobrevivia à doença. Atualmente, são 2 a cada 3 que vencem a patologia. 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) denomina câncer um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. 

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. 

Uma cartilha desenvolvida pelo próprio instituto dá 10 dicas para se proteger do câncer. São elas: 

- Evite fumar. O cigarro libera no ambiente cerca de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. 

- Uma alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados e queijo branco. Evite alimentos gordurosos, salgados, enlatados, frituras, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos (linguiça, salsicha e salame) e gordura hidrogenada. Prefira alimentos cozidos e assados. 

- Faça 30 minutos diários de atividade física, leve ou moderada. A atividade física protetora consiste na iniciativa do movimento, adaptada à rotina de cada um, como, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar e dançar, entre outras. 

- Homens entre 50 e 70 anos devem realizar exames periódicos de próstata, principalmente se tiverem histórico familiar da doença. Clique aqui e saiba mais sobre o câncer de próstata. 

- Mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve seguir as orientações médicas. 

- As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem na faixa etária de 50 a 69 anos devem realizar ainda a mamografia a cada dois anos. Esses exames devem ser realizados mesmo que mulher não perceba nenhum sintoma. Se uma pessoa da família - principalmente a mãe, irmã ou filha - teve esta doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver um câncer de mama. 

- Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose, correspondente a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho. 

- É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada ano (preferencialmente) ou a cada dois anos. 

- Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida. 

- Realize diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente. 

Rodolfo Pinto Machado de Araujo, oncologista, especialista em clínica médica e superintendente Executivo da Unimed do Brasil, ainda acrescenta que a genética é fator muito relevante em casos de câncer. “Realizar o aconselhamento genético é importante quando há casos de câncer na família”, disse ele, esclarecendo que as pessoas que se encaixam nessa situação, devem procurar um médico especializado nessa área.

 

 


Fonte: Unimed do Brasil

https://www.unimed.coop.br/-/dia-nacional-de-combate-ao-cancer

Tags:

Compartilhe
Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Em Destaque
Please reload

Leitura Recomendada

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Outros sites de Missões Nacionais

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
CNPJ: 33.574.617/0001-70
IE: 85.636.634
R. José Higino, 416 - Prédio 18 
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20270-972
Cx Postal: 13363
CONTAS PARA DEPÓSITO:
Bradesco - AG 226-7 / CC 87500-7
Banco do Brasil - AG 093-0 / CC 20275-4
Santander - AG 4362 / CC 130001420; 
Caixa E.Federal - AG 1411-0 / CC 138-6 
Itaú - AG 0281 / CC 66341-9

© JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS