Família Saudável: um valor fundamental para o ministério do Líder

December 26, 2016

 

Moisés foi um grande líder na Missão que lhe foi dada por Deus. O texto de Êxodo 18.1-27  tem sido muito usado para nos ensinar sobre liderança. No entanto, se você observar com atenção, verá que esse mesmo texto trata de aspectos importantes sobre família na Missão. O texto mostra que Moisés enviou sua esposa Zípora e seus dois filhos, Gérson e Eliézer, para ficarem com seu sogro Jetro. Imagine o quanto isso foi doloroso para essa família. Podemos então, a partir desse texto, compreender que é possível ser um GRANDE LÍDER DE DEUS e mesmo assim cometer erros que podem levar a nossa família a não ser saudável na Missão e no Ministério.

 

MUITAS FAMÍLIAS ESTÃO DEIXANDO DE SER SAUDÁVEIS DEVIDO A ALGUNS MOTIVOS:

 

1. O distanciamento familiar nos relacionamentos. V.1 a 4

Jetro, sogro de Moisés, teve que acolher Zípora, mulher de Moisés, e os dois filhos deles.  Será que provavelmente já não existia dentro do lar de Moisés um distanciamento nos relacionamentos no lar?

A separação e o divórcio não invadem seu lar subitamente. Aos poucos e sorrateiramente o distanciamento conjugal e da família vai batendo à porta até que esta seja aberta totalmente para a separação. O princípio bíblico é que sejamos uma só carne (Gn. 2.24). É uma aliança que precisa ser preservada com intimidade e exclusividade. Quantos cônjuges líderes e missionários se afastam dentro do mesmo teto... Quantos pais líderes e missionários se afastam de seus filhos apesar de morarem na mesma casa e quando percebem já os perderam para as más companhias ou para as drogas... Deus lhe deu a sua família como Missão e a responsabilidade de cuidar dela e entregá-la a Ele, em primeiro lugar.

 

2. A dependência externa. V.5 a 12

Zípora precisou voltar para a casa do seu pai com seus dois filhos. Ela foi enviada por Moisés, seu marido e pai das crianças, para a casa do Sogro, mas seu sogro Jetro foi ao encontro de Moisés com sua esposa e seus dois filhos. Como princípio para o casamento a Bíblia nos ensina a deixar pai e mãe (Gn.2.24). Não se discute aqui se a missão de Moisés era importante. A questão é: será que foi saudável ferir um princípio bíblico? Será que foi bom para a família de Moisés crescer separados dele e sob a responsabilidade de Jetro?  Não abuse e não use pessoas boas e sábias como Jetro para que você e sua família fiquem dependentes. Precisamos amadurecer! O relacionamento conjugal e familiar requer uma nova postura, amadurecimento e investimento. O casal precisa viver como casado e lutar para a construção do novo lar e nova família. Os líderes missionários muitas vezes estão dependentes de sua estrutura passada, campo anterior, igreja anterior, parentes e amigos que ficaram e tantos outros aspectos. Muitos desses motivos de dependência tem tirado a paz das famílias nos campos. Precisamos aprender a não cair nas dependências externas.

 

3. O excesso de compromissos e atividades. V.13 a 24

Diante de tantas responsabilidades, compromissos e atividades de Moisés, Jetro simplesmente disse: o que estás fazendo não é bom. Reparem na seguinte exortação: “O que você está fazendo não é bom. Você e seu povo ficarão esgotados, pois essa tarefa é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho” (v.17,18). ATENÇÃO: Ativismo profissional e religioso pode atrapalhar o casamento e a relação entre pais e filhos. Jetro ainda disse a Moisés:  “...Isso tornará mais leve o seu fardo... você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito” (v.22,23). Aceite o conselho da Palavra de Deus e busque apoio e suporte. Compartilhe e peça ajuda. Tenha uma agenda saudável livre da tirania da urgência. Muitas vezes a família não está saudável  simplesmente porque está esgotada, cansada e sobrecarregada.

 

4. O não cumprimento dos papéis e responsabilidades. V.25 a 27

Após dividir os papéis e as responsabilidades com os líderes, Moisés despediu-se de seu sogro, e este voltou para a sua terra sozinho. Moisés transferiu o cuidado da sua família para seu sogro. Os deveres conjugais, dos pais e dos filhos, estão claramente definidos da Palavra de Deus.  Destacados por Paulo em Efésios 5.22-33 e 6.1 a 4. Marido, ame a sua esposa como Cristo amou a Igreja, assuma sua responsabilidade de sacerdote do lar. Esposa, respeite seu marido, seja submissa, assim como ao Senhor. Filho, obedeça a seus pais porque isso é justo. Pais, não provoquem a ira de seus filhos, mas instruam-nos nos princípios da palavra de Deus. Uma família saudável anda com intimidade, fidelidade com exclusividade conjugal e traz segurança e paz aos filhos. A família missionária tem seus papéis e responsabilidades bem definidos, exatamente como se ensina e se espera dos discípulos e ovelhas nos projetos missionários. Sendo assim, viva em sua própria casa o que deseja para seu discípulo.

 

Ter uma família saudável é um valor fundamental em sua vida e ministério? Valores refletem nossos comportamentos. Tenha comportamentos e uma agenda que expresse esse valor em família.

 

Compartilhar:

  • Como melhorar o TEMPO DE QUALIDADE, intimidade e exclusividade com seu cônjuge e filhos?

  • Como aproveitar as folgas semanais para descansar em família? Você tem suas férias planejadas anualmente e como as utiliza de fato?

  • O cumprimento dos papéis dos pais e dos filhos no lar de maneira bíblica é importante no campo missionário?

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Compartilhe
Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Em Destaque
Please reload

Leitura Recomendada

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Outros sites de Missões Nacionais

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
CNPJ: 33.574.617/0001-70
IE: 85.636.634
R. José Higino, 416 - Prédio 18 
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20270-972
Cx Postal: 13363
CONTAS PARA DEPÓSITO:
Bradesco - AG 226-7 / CC 87500-7
Banco do Brasil - AG 093-0 / CC 20275-4
Santander - AG 4362 / CC 130001420; 
Caixa E.Federal - AG 1411-0 / CC 138-6 
Itaú - AG 0281 / CC 66341-9

© JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS