Aconselhamento Bíblico



Aconselhamento Bíblico é uma ferramenta excelente para a auto confrontação e para o aconselhamento nos nossos relacionamentos discipuladores. Os livros sobre este assunto geralmente trazem as técnicas para escuta, coleta de dados e ensinam como desenvolver um aconselhamento eficaz.

“A Bíblia traz muitos exemplos de necessidades humanas. Suas páginas falam de ansiedade, solidão, desânimo, dúvida, tristeza, violência, sexo anormal, amargura, pobreza, cobiça, tristeza, tensões interpessoais, e muitos outros problemas – às vezes na vida dos maiores santos.” p.43

“O objetivo do aconselhamento é dar estímulo e orientação às pessoas que estão enfrentando perdas, decisões difíceis ou desapontamentos. O processo de aconselhamento pode estimular o desenvolvimento sadio da personalidade, ajudar as pessoas a enfrentar melhor as dificuldades da vida, os conflitos interiores e bloqueios emocionais: auxiliar os indivíduos, famílias e casais e resolver conflitos gerados por tensões interpessoais, melhorando a qualidade de seus relacionamentos e finalmente ajudar as pessoas que apresentam padrões de comportamento autodestrutivos ou depressivos a mudar de vida.” P.17

Gary R. Collins – Livro: Aconselhamento Cristão


O alvo principal do Aconselhamento Bíblico é, e sempre deve ser, glorificar a Deus nos tornando mais parecidos com a imagem e estatura de Cristo.


Aconselhar biblicamente de forma pastoral é transmitir uma mensagem de esperança aos que sofrem e aos que desejam ser ajudados. O fundamento dessa mensagem é a cura por meio da atuação de Jesus Cristo na vida da pessoa. Curar feridas exige trabalho árduo que implica conhecer e analisar a história, bem como suas mudanças conscientes de comportamento, seu modo de pensar e sua vida espiritual atual.


Use o Aconselhamento Bíblico como base nos processos de cura e no seu ministério.


Abaixo algumas indicações para o seu desenvolvimento e preparo nesta área:

  • Coletâneas de Aconselhamento Bíblico – Palavra da Vida

  • Guia de Aconselhamento Pastoral – Ruth Hetzendorfer, Universidade da família.

  • Aconselhamento Cristão – Gary R. Collins, Vida Nova.

  • Instrumento nas mãos do Redentor – Paul David Tripp, Nutra Publicações.

Dica: Faça uma busca com estes nomes acima e dê uma olhada nas sinopses.

Procurar por Tags
Em Destaque
Leitura Recomendada

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon