Nossos filhos não são troféus

December 12, 2016

 

 4/4 artigos de uma série sobre criação de filhos

 

Cada ser humano que já passou por esse mundo fez a si mesmo essa pergunta: “quais são o sentido e o propósito da minha vida”?

 

A resposta que você dá a essa questão determinará o modo como você tratará as pessoas que fazem parte de usa vida. Para os pais, essa resposta impacta especificamente o modo como você interage com seus filhos.

 

A Bíblia diz que há apenas dois caminhos para encontrar o sentido e o propósito da vida (ou para encontrar nossa identidade). O primeiro é vertical, e nos leva a buscar as respostas em Deus – no amor e aceitação dele, em sua graça perdoadora, sua presença constante, seu poder e suas promessas e a glória de todas essas coisas que ele tem derramado sobre nós.

 

Mas se você não confia em sua identidade vertical, você olhará o mundo horizontalmente, procurando a razão de sua vida em algo criado, e não no Criador. Esse “algo criado” pode ser suas posses, suas conquistas, sua carreira ou as pessoas em sua vida – seu cônjuge e seus filhos, para ser mais específico.

 

O problema com essa busca horizontal pela identidade é que as coisas criadas jamais foram dadas a nós para dar sentido e propósito às nossas vidas. Elas não foram criadas para satisfazer seu coração e lhe dar paz. Ao contrário, todas as coisas boas da criação foram feitas para chamar sua atenção para Aquele que as criou, e que é o único capaz de satisfazer plenamente nossos corações.

 

Há três coisas que precisam ser ditas sobre quando você faz de seus filhos a fonte de sua identidade:

 

1 – Essa é uma atitude muito natural, e é muito difícil lutar contra ela. Na verdade, provavelmente todos os pais caem nessa armadilha de algum jeito e, na maioria das vezes, sem saber.

 

2 – A criação de filhos é uma atividade terrível para servir de fonte de identidade. Pense bem: você está criando pecadores perdidos, rebeldes, tolos, cegos e autodestrutivos. E eu não estou falando mal dos seus filhos. Apenas estou descrevendo cada ser humano nascido no mundo criado por Deus.

 

3 – Ter que sair da cama todo dia tendo que carregar a identidade que você depositou sobre eles e todas as expectativas e demandas que derivam disso torna-se um fardo pesado demais para seus filhos carregarem. Nenhuma criança lida bem com isso.

 

Seja honesto hoje. Com que frequência você se vê na montanha russa de uma relação de confiança ou resistência com seus filhos? Com que intensidade você quer que eles sejam bem-sucedidos, não por eles, mas por você? Quanto você se irrita quando suas crianças agem como crianças na frente de outros adultos? Quão comum é você comparar seus filhos com outras crianças?

 

Veja, quando olhamos para nossos filhos procurando neles o que só Jesus pode nos dar, tentamos fazer com que eles sejam nossos troféus. Nós os pressionamos para que tenham sucesso, boa aparência e um comportamento exemplar, não apenas porque sabemos que será melhor para eles, mas porque precisamos que eles tenham sucesso para que nos sintamos bem conosco, e para nos dar uma razão para sair da cama todas as manhãs.

 

Pais, essa é uma maneira cansativa e desencorajadora de viver. Seus filhos não podem ser sua fonte de vida, esperança, valor e paz de coração. Eles não podem dar a você forças para seguir em frente ou confiança e coragem em meio a uma provação. Eles não podem dar a você a paz e a satisfação definitivas, das quais você tanto precisa.

 

Jesus é sua vida e isso liberta você e seus filhos da situação insustentável na qual você espera deles algo que seu Salvador já lhe deu. Podemos ser melhores por causa da presença, das promessas e do poder de Jesus, os quais têm sido derramados sobre nós por graça!

 

>> Original em PaulTripp.com

 

 

Compartilhe
Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Em Destaque
Please reload

Leitura Recomendada

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Outros sites de Missões Nacionais

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
CNPJ: 33.574.617/0001-70
IE: 85.636.634
R. José Higino, 416 - Prédio 18 
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20270-972
Cx Postal: 13363
CONTAS PARA DEPÓSITO:
Bradesco - AG 226-7 / CC 87500-7
Banco do Brasil - AG 093-0 / CC 20275-4
Santander - AG 4362 / CC 130001420; 
Caixa E.Federal - AG 1411-0 / CC 138-6 
Itaú - AG 0281 / CC 66341-9

© JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS