Família Missionária Resiliente

“E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, a aprovação, e a aprovação, a esperança; e a esperança não causa decepção, visto que o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5.3-5)
A palavra resiliência tem sido utilizada na psicologia para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retomar seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse, ou seja, possuem habilidades que lhes permitem lidar com problemas diversos.
Sabemos que a família missionária passa por mudanças, transições, dificuldades e desafios. Deste modo, precisamos enviar famílias missionárias fortes que serão exemplo dentro e fora do círculo familiar. Entretanto, vale destacar que a família resiliente não é aquela que é invulnerável, ou seja, que nada atinge. E sim, aquela que é atingida, mas recupera-se das situações difíceis.
Características essenciais de famílias saudáveis e resilientes:
Uma família focada no Deus vivo e que vivencia Dt 6.1-7
Um pai forte no lar e relacionamento sólido entre pais e filhos
Trabalhar juntos em situações estressantes
Viver em um ambiente de encorajamento e afirmação, baseados em quem são e não no que fazem
Desenvolver costumes de família significativos
Demonstrar, de forma física, o carinho um pelo outro
Se divertir juntos
Saber o significado da disciplina amorosa, firme e consistente
Ter, como família, um profundo senso de chamado e compromisso
Ter momentos devocionais familiares significativos, bem como devocionais pessoais
Aprender a importância de esperar pelo que desejam e aprender a autonegação em prol de benefícios futuros para eles e para outros
Quando nutrimos a resiliência familiar, fortalecemos cada membro, equipando-os para lidar melhor com as dificuldades da vida.
Alicia Macedo e Diane Morris
Livro: Criando filhos entre culturas