A importância do check-up na detecção de doenças no estágio inicial

December 9, 2016

 

O costume de realizar check-ups ajuda a detectar doenças em estágio inicial e a salvar vidas.

 

O check-up médico é um conjunto de ações com o objetivo de diagnosticar doenças e detectar problemas de saúde em indivíduos sem sintomas. Além da realização de exames, o check-up engloba orientações e conceitos de prevenção de doenças e promoção da saúde.

 

Exames preventivos

 

Ainda não está definida, na literatura médica, uma idade para começar a fazer exames preventivos. Em ambos os sexos, havendo o vício de fumar, sobrepeso ou obesidade, antecedentes familiares ou sedentarismo, deve-se iniciar uma rotina de exames a partir dos 30 anos, com acompanhamento médico. No caso de resultados dentro dos limites da normalidade, os exames devem ser repetidos a cada dois anos e se alterados, semestralmente ou a critério do médico.

 

Nos casos em que não há antecedentes familiares ou fatores de risco, os exames devem ser iniciados no máximo aos 40 anos de idade e repetidos também a cada ano. Em pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, a rotina de exames deve ser mais complexa e definida individualmente.

 

Os exames laboratoriais que homens e mulheres devem fazer ao realizar um check-up são:

 

Glicemia: dosagem dos níveis de açúcar no sangue, para diagnóstico da diabetes ou das hipoglicemias.

 

Perfil Lipídico: dosagem das gorduras circulantes, incluindo o Colesterol total, HDL-Colesterol (Colesterol bom), LDL-Colesterol (Colesterol ruim) e Triglicérides.

 

Hemograma: permite a avaliação da presença de anemia, infecções ou problemas relacionados ao número das plaquetas.

 

Ureia e creatinina: avaliam a função renal.

 

AST e ALT: permitem diagnosticar sofrimento do fígado.

 

Eletrólitos: Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo e Magnésio.

 

EQU: Exame de urina.

 

EPF: Exame de fezes.

 

Quanto aos exames de imagem os mais comuns são, no caso das mulheres, a mamografia, para prevenir o câncer de mama (anualmente a partir dos 40 anos), o papanicolau e a ultrassonografia transvaginal, para evitar doenças relacionadas ao útero e aos ovários (anualmente a partir de 25 anos ou quando vida sexual ativa) e o de densitometria óssea, para a prevenção da osteoporose (em mulheres acima dos 50 anos).

 

O eletrocardiograma, que é um exame para prevenir doenças do coração, deve ser feito tanto por mulheres, quanto por homens. Para os homens a partir dos 40 anos é importante realizar o exame de palpação digital da próstata (toque retal), para evitar o câncer de próstata.

 

É importante ressaltar que o acompanhamento médico regular é extremamente importante, mas que a manutenção da saúde depende principalmente de bons hábitos de vida. Hoje, a medicina dispõe de um grande arsenal para o diagnóstico precoce de uma série de doenças, entretanto estes se mostram inúteis, nos casos em que o indivíduo não toma consciência do seu papel para a garantia de uma vida mais saudável.

 

 

Tags:

Compartilhe
Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Em Destaque
Please reload

Leitura Recomendada

Siga-nos:

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Outros sites de Missões Nacionais

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
CNPJ: 33.574.617/0001-70
IE: 85.636.634
R. José Higino, 416 - Prédio 18 
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20270-972
Cx Postal: 13363
CONTAS PARA DEPÓSITO:
Bradesco - AG 226-7 / CC 87500-7
Banco do Brasil - AG 093-0 / CC 20275-4
Santander - AG 4362 / CC 130001420; 
Caixa E.Federal - AG 1411-0 / CC 138-6 
Itaú - AG 0281 / CC 66341-9

© JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS