Buscar
  • Cynthia Refosco

O processo de transição



O processo de mudança e transferência é algo que acompanha a família missionária. Em algum momento, os pais decidiram abrir mão de suas vidas para o serviço do Reino, porém não é sempre que os filhos recebem um comunicado de transferência com o coração aberto e disposto. São grandes os desafios do campo, mas confesso que, dependendo da idade, nada estremece mais do que uma simples novidade: “estamos de mudança”.


Nossos pais escolheram essa Missão e não é fácil entender que nós, filhos, também fomos escolhidos para fazer parte desse fantástico plano de Deus. Em alguns momentos murmuramos e desejamos estar fora de tudo isso, mas nosso Pai não nos deixa isentos de Sua graça e de mostrar-nos dia após dia a perfeição da Sua vontade.


O período de mudança inicia quando surge a possibilidade da transferência de campo. O preparo começa quando percebemos que precisamos desapegar de muitos elementos que compõem o nosso contexto. Esse momento pode ser conduzido de várias formas, mas podemos nos prevenir e nos preparar da melhor forma possível pra que seja um momento especial para toda a família.


Janet Greenwood (2013) é autora e pesquisadora da área de Cuidado Integral do Missionário e nos orienta que a família precisa preparar-se para esse momento. Os pais precisam conversar com os filhos sobre “o lugar onde vão servir, explorando um pouco da geografia, cultura, história do lugar... é bom também compartilhar sentimentos juntos para assegurar às crianças de que seus sentimentos são normais” (p. 120). Janet ressalta que é preciso haver um equilíbrio e que é desnecessário que os pais descarreguem suas ansiedades sobre os filhos. Nesse processo também é bom permitir que as crianças tomem decisões sobre o que levarão ou não com elas.


Janet também descreve sobre o anagrama “RADAR”, criado pelo autor David Pollock para ajudar os FM’s nesse período de transição. Sugiro a leitura e a prática dos seguintes conceitos:



Livro: Famílias em direção ao campo

Editora: Descoberta



Outros sites de Missões Nacionais

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
CNPJ: 33.574.617/0001-70
IE: 85.636.634
R. José Higino, 416 - Prédio 18 
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20270-972
Cx Postal: 13363
CONTAS PARA DEPÓSITO:
Bradesco - AG 226-7 / CC 87500-7
Banco do Brasil - AG 093-0 / CC 20275-4
Santander - AG 4362 / CC 130001420; 
Caixa E.Federal - AG 1411-0 / CC 138-6 
Itaú - AG 0281 / CC 66341-9

© JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS